A história pela história...





Atualmente trabalhando no Museu Histórico e Pedagógico “Prof. Flávio da Silva Oliveira”, observando os acervos de uma forma geral, deparei com uma estátua de Pedro Álvares Cabral, que tem uma etiqueta com dizeres em letras estilo manuscrito.
A bela escultura que está exposta no museu,  foi um trabalho de mestre, tratando-se de artes plásticas, enfim é uma obra artesanal, entalhada em “madeira de fleixo”.
O artista plástico J. L. Matos, expondo suas obras na cidade de Ferro - Covilhã (Portugal), sendo que o empresário ferreirense Luis Filipe Figueiredo da Silva  estava numa turnê pela Europa, precisamente nesta cidade acima referida, olhando todas as obras expostas, mostrou interesse em adquirir a estátua de Pedro Álvares Cabral, e mesmo com todas as dificuldades, trouxe a obra para Porto Ferreira, e a pedido do Sr. Luis Filipe o nobre artista entalhou na base da estátua o local onde foi adquirida a obra e a data comemorativa do aniversario da cidade de Porto Ferreira, isto é, 29 de julho de 1996.
De acordo com noticia veiculada no Jornal do Porto (pág. 22), no dia 14 de Setembro do mesmo ano foi realizado, na Casa de Cultura “Elias dos Santos”, antiga Estação Ferroviária (Fepasa), o vernissage dos artistas Valéria Ferrari e Marcier Martins, ambos de Porto Ferreira, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, quando foi exposta a estátua de Pedro Alvares Cabral, que posteriormente o ilustre empresário ferreirense doou para o Museu Histórico e Pedagógico “Prof. Flávio da Silva Oliveira”.

Fleixo:
 http://arvoresdeportugal.free.fr/IndexArborium/Ficha_freixo_Fraxinus_angustifolia.htm

Fonte de pesquisa:  Jornal do Porto, Pág. 22 – 14-9-1996


Comentários

  1. Estou aguardando uma resposta por email do escultor português, J. L. Matos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA BISAVÓ FOI PEGA NO LAÇO?

TRIO UIRAPURU

UM GALO AMARRADO PELO PÉ!!!