A GARÇA QUE POUSOU NA ETA CORREA PORTO




MEU AMIGO SANKARÉ, DE SAUDOSA MEMÓRIA, INSPIRADOR DAS MINHAS CANÇÕES. 

A GARÇA QUE POUSA NA ETA

Teiú

Num dia de verão um bando de garças retornava para o seu habitat, e uma delas aparentando-se ser um filhote, não sei se macho ou fêmea, pousou na ETA-Correa Porto, tendo neste local dois lagos com águas limpas, enfim é um importante manancial para o abastecimento de água na periferia de Porto Ferreira, tendo bastante peixes resolveu ficar em definitivo.

Do outro  lado da margem ela ficava me observando e vez o outra entrava dentro do lago para pescar algum peixe e saciar a sua fome, porém percebi que tinha alguma dificuldade.

Imaginei que a garça era inexperiente, improvisei um cesto de plástico, colocando dentro dele um peso para se mantivesse numa posição adequada, no caso inclinado para que na hora de puxar o cesto não escapasse nenhum peixe, e assim foi.

Após várias tentativas eu consegui pegar uma boa quantidade de peixes, e fui despejando em cima de um banco de cimento, aí a garça veio aproximando-se, meio desconfiada e vai fincando o bico nos peixes um a um. Ela ajeita o peixe numa posição que possa engolir goela abaixo, sempre com a cabeça na direção da goela, depois bebe água para ajudar descer, o problema é quando o peixe é grande, ela tenta engolir, não conseguindo solta.

Enfim já se passaram 12 anos e a garça continua vivendo por aqui. O interessante é que me basta aproximar das margens do lago, que logo ela vem querendo comer os peixes.

O jacaré e o lagarto tiú é da mesma forma, quando me via  lá vinham  eles, acabei virando tratador de animais silvestres. 

*Em 2012 fui informado que o jacaré-coroa apareceu morto na represa da Eta-Correia Porto?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA BISAVÓ FOI PEGA NO LAÇO?

TRIO UIRAPURU

UM GALO AMARRADO PELO PÉ!!!