VELHO REALEJO








De vez em quando aparecia uma pessoa em nosso bairro, na Rua Albino de Moraes,  com um instrumento musical curioso, cujo nome era realejo,  juntava vários interessados em saber a sorte, mediante o pagamento de Cr$ 1,00 (hum cruzeiro), a famosa nota amarelinha “manulita”. O periquito pra confirmar a sorte dava uma furada no bilhetinho com o bico, isto sob o comando do tocador.

Vi esse que passou na Vila Carioca, que tocava uma valsa “Velho realejo” e outro no Jardim da Luz  que tocava “Danúbio azul”. Tinha um vizinho que por brincadeira pedia para tocar uma mazurca. Dizia o tocador, que o instrumento só tocava uma música.

Realejo é um instrumento musical que toca uma música predefinida quando se gira uma manivela. O realejo é uma espécie de órgão mecânico portátil que tem um ou vários foles, com um teclado.

Funciona por meio de uma manivela a acionar simultaneamente os foles e um cilindro dentado munido de pontas de bronze que abrem as válvulas dos tubos do órgão, para a produção das diferentes notas.

Assim falou o Zeca Bem: Lá nos meus tempos em que vivia em Porto Ferreira, também vi esse trem chamado “Velho realejo”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA BISAVÓ FOI PEGA NO LAÇO?

Obras de Antonio Paim Vieira pertencem ao patrimônio histórico de Porto Ferreira

TRIO UIRAPURU