Zeca Bem e as onças...

ONÇA 

DEOLINDA TANGERINO-LOLA MAINARDI-ARMANDO MAINARDI-ZECA BEM-MARIA P.TANGERINO

DITO TANGERINO (IM MEMORIAM)

DITA REGINALDO (IM MEMORIAM)



 Em 1920 foi realizada uma cerimônia religiosa na Igreja Matriz de São Sebastião – Porto Ferreira - SP, casavam-se os nubentes Benedicto Tangerino e Benedita Reginaldo, que após seguiram para a pensão na Rua São Sebastião,  onde foi servido um baita de um “armoção”, tudo feito no fogão de lenha, aliás, nessa época acho que não existia fogão a gás.

Enquanto almoçavam era tal de “cumpadre pra cá, cumpadre pra lá”, conversa de caboclo. Todos satisfeitos com o belo almoço, já estavam pensando no baile, diziam que era arrasta-pé, encerrando assim  a festa dos noivos, isso lá no bairro rural da Fazendinha, 8 k distante da Igreja Matriz.

Quem tinha condução, tipo charretinha, carroça, carro-de-boi, ou um velho caminhão seguiu na frente, outros mais foram andando a pé, mesmo sendo 8 k de caminhada pela estrada vicinal Marcolino Reducino, nome atual da rodovia que liga a zona rural (Fazendinha) de Porto Ferreira com Descalvado - SP.

Outro  grupo de parentes, amigos e convidados seguiam a pé pela estrada e em dado momento o Zeca Bem se embrenha pela mata adentro. Alguém comentou, será que o “cumpadre Zeca Bem está com dor de barriga...”

Nada disso, o espírito de porco, o Zeca Bem cortou um galho de arvore, que colocou por entre as pernas e saiu na frente do grupo, como se estivesse galopando num cavalo, fazendo aquele poeirão. Alguém comentou esse Zeca Bem é virada a breca, não toma jeito, vai ser brincalhão assim lá em Santa Eudóxia, Babilônia, Salto do Pântano etc. todos caíram numa bela gargalhada.

Conversando com o cunhado do “Dito Tangerino” sobre esse fato, ele acrescentou algo que eu não sabia. Segundo o Thomaz, essa história de cortar um galho de árvore e sair galopando pela estrada vicinal era para evitar um possível ataque de onças “jaguatirica”, “Suçuarana” na época tinha muito por essa região. Esse era o motivo do “Zeca Bem” sair galopando com um galho de árvore pela estrada vicinal Marcolino Reducino. O sitio do Maneco atualmente é o pesk-pag do Thomaz..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA BISAVÓ FOI PEGA NO LAÇO?

Obras de Antonio Paim Vieira pertencem ao patrimônio histórico de Porto Ferreira

TRIO UIRAPURU