Malhação de Judas... Vila Carioca - anos 50




Na sexta-feira que antecedia o sábado de Aleluia a garotada do bairro já tinha vários bonecos de pano confeccionados, que dentro era colocado pó-de-serra, enchimento para dar forma, alguns dizem serragem, subproduto derivado do corte de toras (madeira).

A preocupação de todos era, pensar qual seria o personagem, aliás, quem seria o homenageado na figura do boneco (Judas) desta vez? Qual é o político que está na berlinda? Seria Adhemar de Barros, Jânio Quadros, Carvalho Pinto entre outros.

Sábado de madrugada, os bonecos já estavam colocados nos postes de energia elétrica (na época não tinha iluminação pública), e a gurizada  só esperando dar o meio dia, isto é, as indústrias do bairro soavam as sirenes anunciando que era 12 horas,  aí começavam a malhar todos os bonecos.

Entre a gurizada existia certa rivalidade, entre os que moravam na rua de cima com a rua de baixo, isto nas peladas de futebol, empinar pipas, rodarem pião, jogar bolinhas de vidro (bolinha de gude), e também no caso dos bonecos, e iam às forras.

Cada grupo tinha um segredo na confecção dos bonecos, usavam abóboras para por no lugar da cabeça, entre outras coisas, porém um grupo querendo ferrar os rivais colocou uma casa de maribondo.

Fica a critério dos leitores a dedução do que aconteceu com a gurizada, sobre a história acima...

Comentários

  1. até eu.. malhava o judas na Vila Carioca.. corria pegar o cabo da vassoura da minha avó Maria Arca e.. corria pra rua... Saudades desse tempo.

    ResponderExcluir
  2. Cleusa Maria Vidal Dias Oi José Carlos de Oliveira ate´eu.. pegava o cabo da vassoura da minha amada avó Maria Arca e.. corria pra rua da Vila Carioca.. Licio de Miranda com Albino de Moraes.. pra malhar o judas.. Isso já se passou mais de 50 anos.. kkkkkkkkkk tempo bom... saudades... abç

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA BISAVÓ FOI PEGA NO LAÇO?

TRIO UIRAPURU

UM GALO AMARRADO PELO PÉ!!!