Rinha de canário da terra

rinha de canários da terra
Morando no bairro do Jardim Botucatu – Saúde - SP, certa manhã de domingo, estranhei a movimentação de veículos que estacionavam na frente da casa de um novo vizinho, como também pessoas chegando de bicicleta e a pé. Despertou-me certa curiosidade, até pensei ir até lá pra saber o que estaria acontecendo, mas não fui.
No domingo seguinte o fato se repetiu, e desta vez não me contive, fui lá pra saber do que se tratava. O novo inquilino gostava de apostar em brigas de canário da terra, aliás ele tinha uma loja de avicultura, daí a explicação dele promover esta diversão um tanto esquisito.
Adentrei no enorme quintal de sua casa e vi lá nos fundos uma enorme mesa, tendo em cima dela um par de gaiolas onde eram realizadas as brigas de canário da terra. Observei que as gaiolas tinham dois aposentos, um para o canário macho e outro para a canária fêmea. As fêmeas eram expostas, para provocar o canário macho. Que minutos depois iniciavam o duelo.
As pessoas presentes faziam suas apostas, dependendo da situação comentavam o canário refugou, o outro era o bam-bam, isso ia longe. E as aposta não se resumia só nos duelos, apostavam também no tamanho e até no peso dos canários brigadores.
Esse tipo de diversão pra mim era novidade, tinha ouvido falar em rinha de galos, mas de passarinhos nunca. Era um bate boca entre todos, até que um dos apostadores apostou que o canário pesava tantas gramas, outros contestavam diziam ter menos. Achei interessante essa questão do peso, que logo se confirmara, o dono do canário foi buscar uma balança e pesou, batata pesou 19 gramas. Recebeu uma boa quantia por ter acertado.
Pesquisando na web achei essas informações sobre os canários da terra.

A História

Exceto na região Amazônica, ocorre em todo o Brasil. É um dos pássaros mais comuns e conhecidos no país. A caça predatória, bem como a depredação ambiental, já ocasionou o seu desaparecimento em várias localidades.


Entre os indígenas é conhecido como Guiranheemgatu, que significa pássaro de bom canto. Além de excelentes cantores, são extremamente valentes e combativos, por isso, num ato criminoso, são utilizados em rinhas de Canários. Cabeça-de-fogo, Canário-da-telha, É também conhecido como Canário-de-briga, Canário-Chapinha, Canário-de-bulha; Canário-da-terra-verdadeiro.

Comentários


  1. Nome: Nivaldo
    Email:
    Comentário:
    Para quem pensa que tal prática acabou: "Nove pessoas foram detidas por crime ambiental na manhã deste domingo (17), em Jandira, na região metropolitana de São Paulo, segundo informações da Polícia Militar. Os supeitos estavam de posse de 49 canários na Rua Francisco Tomás da Silva, no bairro Gabriela, quando os policiais chegaram ao local para averiguar uma denúncia de que no local era realizada rinha de pássaro. A ocorrência vai ser registrada no 1º DP do município." (Portal Globo - G1 - São Paulo - 17/01/10)


    Nome: JCOliveira
    Email: tangerynus@gmail.com
    Comentário:
    Fui até Porto Ferreira visitar uns amigos, e indo pela vicinal que liga Pirassununga a Porto Ferreira, fiquei impressionado em ver tantos tucanos sobrevoando um canavial.


    Nome: Osnir
    Email:
    Comentário:
    Algumas outras espécies de pássaros são também muito briguentas. Aqui sito só mais uma: os ticos-ticos, em especial os ticos-ticos-reis. Uma vez entrei numa chácara e para minha surpresa lá havia brigas de galos. Era um ponto profissional. Algo simplesmente horroroso. Cruel ao extremo. Fez muito bem o Jânio Quadros em proibir essa prática. Dos canários não chega ao que me parece no mesmo grau de crueldade por causa do tamanho do pássaro que impossibilita certos atos. Mas, é também cruel. Penso que a busca a esses infratores e as punições deveriam ser mais pesadas. Em Peruíbe os canários da terra estão proliferando naturalmente, dentro da área urbana. Para mim uma agradável surpresa. Há poucos dias fotografei um canário-da-terra bem amarelinho na Praça Petrolândia. Precisamos todos entrarmos na luta para salvar os pássaros. Abs. e
    Nome: Tomás Figueiredo

    Barbaridade, tchê ! Sai pra lá, meu !
    Nome: Nivaldo

    ‘Rinha’ de passarinhos é tradição em festival indiano Lutas são parte importante das celebrações do festival da colheita. Cerca de 400 pássaros são treinados por seus donos para o evento.


    Nome: Nivaldo
    Email:
    Comentário:
    "Indianos assistem a uma luta entre passarinhos, nesta quinta-feira (14), para comemorar o ‘Magh Bihu’ ou ’Bhogali Bihu’, festival da colheita no templo de Haigrib, em Guwahati, na Índia. (Foto: Barcroft India/Getty Images)" ( Veja imagem Planeta Bizarro, Globo, 15/01/10)
    Nome: maría asunción
    Email:
    Comentário:
    Não acredito.Meu Deus.
    Nome: esther
    Que crueldade!
    Nome: Carlos Sampaio
    Nunca tinha ouvido falar de tal barbaridade, e agora que ouví, como não posso combatê-la, prefiro esquecer.
    Nome: Nivaldo
    O canário da terra briga na natureza dentro do instinto animal, mas o homem incentivá-los na busca do lucro fácil é o fim da picada, melhor dizendo, da bicada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA BISAVÓ FOI PEGA NO LAÇO?

TRIO UIRAPURU

UM GALO AMARRADO PELO PÉ!!!