SANFONAS E SANFONEIROS


 

Conversando com o prof. Luiz Rosa Camargo

          Numa conversa com o amigo prof. Luiz Rosa Camargo, sobre a possibilidade de promover alguns eventos culturais em Porto Ferreira, dito isso,  decidimos mutuamente  que iríamos plantar uma semente.
          Em todos os eventos, o Vocal “Vozes da Natureza” se fez presente abrindo o show com as musicas: Luar do Sertão; “Velha Porteira”; “Sanfoninha Velha Amiga” e “Cana Verde”.

          E assim foi. Criamos o “I Encontro de Sanfonas e Sanfoneiros”, o então presidente da A.A.P.P.F.- Associação dos Aposentados e Pensionistas de Porto Ferreira, na pessoa do ilustre Getúlio Nunes Bruckmann nos cedeu o salão da associação, fato esse que promovemos o “I”,  “II”, o “III Encontro de Sanfonas e Sanfoneiros”, foi realizado no “Cine Grêmio Ferroviário Ferreirense”, na pessoa do então presidente Sr. Edson dos Santos que nos cedeu o espaço do cinema para o evento.

Sanfoneiros que participaram dos Encontros:

José Carlos de Oliveira (Tangerynus)
José Dozzi Tezza (Zé Doce)
João Villa (Barbeiro)
Jose Arruda Costa (Costinha) – im memoriam
Pedro Villa
Antonio Valuta – im memoriam
José Villa (Zé Vila)
José Antonio Riva (Zé do Pim)
Benedito Costa (Ditinho Costa)
Paulo Dezani
Antonio Ferreira
Silvano Boreli (im memoriam)

          Em 1996 enviei uma carta ao vice-governador Geraldo  Alkcmim solicitando que, nos doassem alguns mini-acordeões para sortear aos sanfoneiros participantes. Dias depois veio em casa comunicar que, eu ligasse para o secretário do vice-governador. E assim foi, liguei foi uma longa conversa, mas em razão de ser um pedido imediato, digo, em cima da hora não poderia ser atendido.  O secretário disse no telefone, quem sabe no próximo evento, nós podemos contribuir.

          Pensei, tenho que dar um jeito nisso, vou tentar conseguir pelos menos umas três sanfoninhas,  e  falando com a dona Nair Camargo (Loja Camargo), consegui uma, falei também com a Daniela Braga, que também colaborou, e eu também doei uma sanfoninha. Quem colaborou também foi a Rádio Primavera e Jornal do Porto pela divulgação.
          Uma vez que foi publicado o 1.o Encontro de Sanfonas e Sanfoneiros na mídia, recebi um convite da A.B.A – Associação Brasileira de Acordeonistas, para assistir um Concerto de Acordeom no SESC na cidade de São Carlos.
E lá vamos nós, no volante estava o saudoso amigo acordeonista “Silvano Borelli”, o Lamellas do bandolim e Tangerynus.
O recital de acordeom foi realizado no SESC-São Carlos, que tivemos uma noite sensacional.

Estiveram participando do evento:

David Saidel
Oswaldinho do Acordeão
Franck Morroco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA BISAVÓ FOI PEGA NO LAÇO?

Obras de Antonio Paim Vieira pertencem ao patrimônio histórico de Porto Ferreira

TRIO UIRAPURU