SANFONAS E SANFONEIROS


 

Conversando com o prof. Luiz Rosa Camargo

          Numa conversa com o amigo prof. Luiz Rosa Camargo, sobre a possibilidade de promover alguns eventos culturais em Porto Ferreira, dito isso,  decidimos mutuamente  que iríamos plantar uma semente.
          Em todos os eventos, o Vocal “Vozes da Natureza” se fez presente abrindo o show com as musicas: Luar do Sertão; “Velha Porteira”; “Sanfoninha Velha Amiga” e “Cana Verde”.

          E assim foi. Criamos o “I Encontro de Sanfonas e Sanfoneiros”, o então presidente da A.A.P.P.F.- Associação dos Aposentados e Pensionistas de Porto Ferreira, na pessoa do ilustre Getúlio Nunes Bruckmann nos cedeu o salão da associação, fato esse que promovemos o “I”,  “II”, o “III Encontro de Sanfonas e Sanfoneiros”, foi realizado no “Cine Grêmio Ferroviário Ferreirense”, na pessoa do então presidente Sr. Edson dos Santos que nos cedeu o espaço do cinema para o evento.

Sanfoneiros que participaram dos Encontros:

José Carlos de Oliveira (Tangerynus)
José Dozzi Tezza (Zé Doce)
João Villa (Barbeiro)
Jose Arruda Costa (Costinha) – im memoriam
Pedro Villa
Antonio Valuta – im memoriam
José Villa (Zé Vila)
José Antonio Riva (Zé do Pim)
Benedito Costa (Ditinho Costa)
Paulo Dezani
Antonio Ferreira
Silvano Boreli (im memoriam)

          Em 1996 enviei uma carta ao vice-governador Geraldo  Alkcmim solicitando que, nos doassem alguns mini-acordeões para sortear aos sanfoneiros participantes. Dias depois veio em casa comunicar que, eu ligasse para o secretário do vice-governador. E assim foi, liguei foi uma longa conversa, mas em razão de ser um pedido imediato, digo, em cima da hora não poderia ser atendido.  O secretário disse no telefone, quem sabe no próximo evento, nós podemos contribuir.

          Pensei, tenho que dar um jeito nisso, vou tentar conseguir pelos menos umas três sanfoninhas,  e  falando com a dona Nair Camargo (Loja Camargo), consegui uma, falei também com a Daniela Braga, que também colaborou, e eu também doei uma sanfoninha. Quem colaborou também foi a Rádio Primavera e Jornal do Porto pela divulgação.
          Uma vez que foi publicado o 1.o Encontro de Sanfonas e Sanfoneiros na mídia, recebi um convite da A.B.A – Associação Brasileira de Acordeonistas, para assistir um Concerto de Acordeom no SESC na cidade de São Carlos.
E lá vamos nós, no volante estava o saudoso amigo acordeonista “Silvano Borelli”, o Lamellas do bandolim e Tangerynus.
O recital de acordeom foi realizado no SESC-São Carlos, que tivemos uma noite sensacional.

Estiveram participando do evento:

David Saidel
Oswaldinho do Acordeão
Franck Morroco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA BISAVÓ FOI PEGA NO LAÇO?

TRIO UIRAPURU

UM GALO AMARRADO PELO PÉ!!!