Pular para o conteúdo principal

A História de Porto Ferreira contida nos livros e revistas

A História de Porto Ferreira contida nos livros e revistas


O  município de Porto Ferreira é conhecido nacionalmente em decorrência da elevada  concentração de cerâmicas artísticas, que, há várias décadas, produzem para o mercado. Inúmeras lojas se concentram na "Avenida do Comércio", próxima à Rodovia Anhanguera, atendendo revendedores e turistas de diversas regiões brasileiras. Entretanto, a história desta localidade vai muito além das fábricas de louças.
Com o objetivo de incentivar e facilitar a pesquisa histórica, o Museu Histórico e Pedagógico "Prof. Flávio da Silva Oliveira" reuniu, nas próximas linhas, informações das principais fontes bibliográficas que desenvolvem uma narrativa sobre fatos históricos de Porto Ferreira.

REVISTA DO CINQUENTENÁRIO DE PORTO FERREIRA (1946)

Em 1946, Porto Ferreira estava prestes a completar 50 anos de emancipação política. Uma comissão municipal foi criada com o objetivo de  organizar os festejos comemorativos do cinquentenário. Como parte da comemoração, o professor João Teixeira coordenou a organização da Revista Comemorativa dos 50 anos.
Nesta Revista Histórica, é possível encontrar a história de Porto Ferreira, enriquecida com fotografias de prédios e espaços públicos, retrato dos principais cidadãos atuantes no período, mapas, propagandas da época, relatos e artigos do professor Lourenço Filho, falando sobre a Porto Ferreira do seu tempo;
de Sud Mennucci, considerado o 1º historiador local; de Joaquim de Marco, discorrendo sobre a formação da tradição cultural; de Geraldo Caprioglio, relembrando os velhos tempos vividos em contraposição à modernização da década de 40; de J. Silva Jr., relatando sobre as razões da imigração portuguesa; de José Ferreira Azambuja, ressaltando importantes acontecimentos no cinquentenário ferreirense; do  Dr. Erlindo Salzano, contando a história do novo matadouro;  e de Braulio Teixeira, legando para a posteridade os fatos que marcaram os dias 27, 28 e 29 de julho de 1946.



REVISTA DO CENTENÁRIO DE PORTO FERREIRA (1996)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O FANTÁSTICO MUNDO DE RODRIGO GODÁ

Em fins do mês de setembro de 2013, esteve em Porto Ferreira , na fazenda Rio Corrente, o artista plástico Rodrigo Godá. Em uma entrevista agradável, Godá partilhou características da sua vida, as quais permitem compreender melhor o seu trabalho.    Nascido no ano de 1980, em Goiânia (GO), Godá morava em um bairro muito simples de casas humildes suburbanas. A liberdade presente na infância vitaminou a criatividade do menino: pela manhã, desvendava com os colegas o desconhecido das matas; à tarde, os meninos interagiam com as peças sucateadas de um antigo “ferro-velho”, construindo histórias, brincadeiras e aventuras. Entretanto, a infância ainda sobrevive, num processo semelhante aquela estória de que o mundo da fantasia somente existirá enquanto as crianças nele acreditarem. Godá ressuscita a infância constantemente através de suas obras de arte. Aprendeu a valorizar e a resgatar os frutos da sua vivência, pois, declarou que a essência do seu trabalho é a memória. O cheiro exa