Pular para o conteúdo principal

O “Parquinho da Cia. Paulista”



 Porto Ferreira

Parquinho da Cia. Paulista - era um local de lazer e alegria das crianças ferreirenses num passado um pouco distante

Eu Tangerynus, os manos Rubens e Ademir, quando chegavam às férias escolares, nossas cabeças estavam ligadas a cidade de Porto Ferreira, enfim nascemos aqui, não perguntaram pra nós se queríamos mudar para a capital de São Paulo. Lógico não tinha o poder de decidir nada, eu com 3 anos, Rubens 2, Ademir 1.

Morávamos na Vila Carioca – Ipiranga - SP, era andar alguns quarteirões, pegar o trem subúrbio na estação “Vemag”, atual estação “Tamanduateí”, andar uns 25 minutos e logo estávamos na Estação da Luz.

Embarcávamos no trem da Cia. Paulista, horas depois íamos chegando a Porto Ferreira, e ecoava no ar: “café com pão, manteiga não...”. Digo, quando o comboio passava pelas emendas dos trilhos ouvíamos essa frase.

Ficávamos hospedados na casa do tio “Elias dos Santos/Venância”. A tia Venância era especializa na confecção de salgadinhos, tio Elias um bom encanador, estava sempre encima de algum telhado, soldando calhas.

Nesta época aqui em Porto Ferreira não tinha soldador elétrico. Ele usava uma lata vazia, óleo de comida, enchia de carvão, e vivia movimentando de um lado para o outro, para que pegasse fogo no carvão, assim esquentava o soldador, e finaliza sua tarefa.

O que nós queríamos era brincar no parquinho da Cia. Paulista, e assim passávamos o dia, de noite era um sono só. Esta foto foi tirada de cima do telhado do barracão da oficina mecânica do Gordinho Galhardo. Foto cedida pelo primo “Joãozinho Dio”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O FANTÁSTICO MUNDO DE RODRIGO GODÁ

Em fins do mês de setembro de 2013, esteve em Porto Ferreira , na fazenda Rio Corrente, o artista plástico Rodrigo Godá. Em uma entrevista agradável, Godá partilhou características da sua vida, as quais permitem compreender melhor o seu trabalho.    Nascido no ano de 1980, em Goiânia (GO), Godá morava em um bairro muito simples de casas humildes suburbanas. A liberdade presente na infância vitaminou a criatividade do menino: pela manhã, desvendava com os colegas o desconhecido das matas; à tarde, os meninos interagiam com as peças sucateadas de um antigo “ferro-velho”, construindo histórias, brincadeiras e aventuras. Entretanto, a infância ainda sobrevive, num processo semelhante aquela estória de que o mundo da fantasia somente existirá enquanto as crianças nele acreditarem. Godá ressuscita a infância constantemente através de suas obras de arte. Aprendeu a valorizar e a resgatar os frutos da sua vivência, pois, declarou que a essência do seu trabalho é a memória. O cheiro exa

JEAN GABRIEL VILLIN, IMORTALIZOU A IMAGEM DO SACI

JEAN GABRIEL VILLIN Inicia o ano novo,  para muitos as férias já acabaram, para outros não, mas o tempo não volta pra atrás, vai seguindo seu curso normal, enfim o mês de janeiro já vai indo embora. Dia 1.o confraternização universal, dia 6,  Santo Reis, dia 20 São Sebastião, dia 25 São Paulo, que comemorou 459 anos, e outros dias menos comemorativos. Fevereiro já vai sendo anunciado enfim o reinado de momo se aproxima. Basta ligar a televisão ver e ouvirem  as musicas enredos das escolas de samba, e a beleza da mulher brasileira, ou melhor, a nudez feminina tipo exportação, neste momento já estamos na quaresma. Na miscelânea televisada  o futebol marca sua presença e não podia ser diferente, pois é, um comércio muito lucrativo, onde todos ganham. O Campeonato paulista já deu sinal que na sequência dos jogos será empolgante, mas  o que e chamou a atenção é o atleta  do Corinthians Paulista por apelido de saci. O jovem atleta é um nato ciscador, ou melhor, um bom