Exposição "A Arte das Figureiras e dos Mestres da Terra"

Figura: Roberto Okinaka e a equipe do Museu AfroBrasil responsáveis pela organização da exposição.

Durante o mês de Dezembro, o Museu Histórico e Pedagógico "Prof. Flávio da Silva Oliveira" recebe a exposição itinerante "A Arte das Figureiras e dos Mestres Terra", organizada pelo Museu AfroBrasil.
Cerâmicas de diversas regiões brasileiras demonstram elementos da arte popular e levam o público visitante a refletir sobre as diferenças e riquezas culturais presentes no cotidiano.
Tratam-se de temas como o casamento, o aleitamento materno, o futebol, o carro popular, a campanha político, os cangaceiros do sertão e a religião.
O ritmo acelerado da vida contemporânea distancia as pessoas do prazer da contemplação sobre as situações triviais do dia-a-dia. Desta forma, torna-se necessário uma escultura em argila para relembrar que é cultural jogar futebol, casar com vestido de noiva e terno, montar um presépio, andar de carro, cultuar os heróis e assistir a um comício.
Nomes consagrados da arte popular - Nena, Manuel Eudócio, Mestre Vitalino, entre outros - estão à disposição do público, que já ultrapassa a casa dos 300 visitantes.
Assim, o Museu Histórico e Pedagógico "Prof. Flávio da Silva Oliveira" agradece aos responsáveis por este acontecimento: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Sistema Estadual de Museus (SISEM), Museu AfroBrasil e Prefeitura Municipal de Porto Ferreira.
Figura: Alunos da EMEF Sud Mennucci em visita à exposição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINHA BISAVÓ FOI PEGA NO LAÇO?

TRIO UIRAPURU

UM GALO AMARRADO PELO PÉ!!!