Pular para o conteúdo principal

ASSIS CHATEAUBRIAND E A AGRICULTURA BRASILEIRA

Dr. Otto Bayer mostra ao embaixador Assis as estufas onde são cultivados os produtos tropicais e as plantas que as atacam



Os livros e os jornais propagam a imagem do Brasil como um país de economia agroexportadora dentro de um processo de “capitalismo tardio”. De fato, em termos gerais, o Brasil passou pelo ciclo da cana de açúcar no Nordeste, entre os séculos XVI e XVII, e o ciclo do ouro, principalmente em Minas Gerais, no século XVIII. Ambos os produtos, guardadas as particularidades de cada caso, eram enviados para o mercado externo e utilizavam a mão-de-obra escrava. No primeiro caso, o cultivo ocorria em latifúndios e, no segundo, realizava-se exploração das lavras. Vale salientar que existiam economias secundárias, como a produção de mulas (meio de transporte do período) e a do charque (carne de sol para consumo).
Com o desenvolvimento do ciclo do café no Sudeste, em meados do século XIX, a situação começou a mudar. No final do século XIX, com a abolição da escravatura e a introdução do trabalho assalariado com a mão-de-obra dos imigrantes, foi criado, efetivamente, um mercado interno consumidor, possibilitando o desenvolvimento industrial para atender uma demanda interna.
Assim, no início do século XX surgiram moinhos, fábricas de tecidos, de tijolos, frigoríficos, cerâmicas, entre outros, dando o início ao processo de industrialização brasileiro, chamado de “industrialização tardia”, pois, estava 200 anos atrasados em relação à Europa e aos Estados Unidos, que dominavam o mercado exportador. Na década de 30, este processo industrializante se intensificou com a intervenção do Estado na economia, sob o governo de Getúlio Vargas, criando empresas estatais, sindicatos, legislação trabalhista e favorecendo o desenvolvimento de setores da economia pouco explorados. Na década de 30, 60% do produto interno bruto (PIB) era gerado pela agricultura e 80% da população vivia no campo e do campo.
Em 2018, a agricultura correspondeu a cerca de 20% do PIB brasileiro e apenas 15% da população ainda mora no campo, demonstrando o aumento da importância da produção industrial para o Brasil e a provável mecanização da área rural.

A AGRICULTURA BRASILEIRA A PARTIR DA DÉCADA DE 60

            Segundo dados da ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) em 1960 apenas 30% das áreas cultivadas usavam adubação com uma média de 18 quilos por hectare. Embora o Brasil estivesse passando por um processo de industrialização tardio, a agricultura era ineficiente, cultivando muitos alqueires com baixa produtividade. Era preciso convencer os agricultores do custo-benefício dos fertilizantes.
            Assim, 14 empresas se juntaram em 1967 para criar e sustentar financeiramente a Associação Nacional de Adubos (ANDA). Em 1969 foram instalados 500 campos de demonstrações de resultados dos adubos em lavouras de milho, arroz, feijão e algodão no sul de Goiás e Minas Gerais.
            Em parceria com a FAO (Organizações Unidas para a Agricultura e Alimentação), no ano de 1975 a ANDA possuía 3 mil ensaios e campos de demonstração pelo país. Paralelamente, o Governo Federal instituiu políticas públicas para aumentar a produtividade, com investimentos públicos em pesquisa e oferta de crédito rural.

A “SEMENTE PRETA” NA FAZENDA RIO CORRENTE

            Em 1958, Assis Chateaubriand foi nomeado embaixador do Brasil em Londres, durante o Governo de Juscelino Kubitschek. Em junho daquele ano, em missão oficial, Chatô visitou a multinacional Bayer, em Leverkusen na Alemanha, em busca de inovações químicas para a proteção do algodoeiro. Na prática, o inseticida “Metasystox” só protegia o arbusto depois que ele entrava na fase de desenvolvimento. Buscava-se um produto que protegesse a semente, garantido um ciclo produtivo mais eficiente.
            Foi apresentado pelos representantes da Bayer ao Disyston, espécie de pó preto que envolvia a semente do algodão sem danificá-la, imunizando o algodoeiro desde as raízes por um período de 70 dias, combatendo a “broca” e o “pulgão”.
            Chateaubriand, o rei do algodão de Porto Ferreira, experimentou a semente preta na Fazenda Rio Corrente. A produtividade foi de 420 arrobas do algodão em pluma, do tipo 4, por dois hectares e meio, 168 arrobas por hectare, média superior a dos Estados Unidos da América, onde os métodos de cultura e defesa da praga são os mais adiantados do mundo.
            Assim, ficou evidente que esforços particulares para melhorar a produtividade da agricultura brasileira foram aplicados na Fazenda Rio Corrente concomitante as ações do governo brasileiro que ocorreram no mesmo período, transformando a economia agroexportadora nacional no celeiro do mundo.

 
Dr. Wihelm Helmerking mostra a assis as pragas que atacam o algodoeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O FANTÁSTICO MUNDO DE RODRIGO GODÁ

Em fins do mês de setembro de 2013, esteve em Porto Ferreira , na fazenda Rio Corrente, o artista plástico Rodrigo Godá. Em uma entrevista agradável, Godá partilhou características da sua vida, as quais permitem compreender melhor o seu trabalho.    Nascido no ano de 1980, em Goiânia (GO), Godá morava em um bairro muito simples de casas humildes suburbanas. A liberdade presente na infância vitaminou a criatividade do menino: pela manhã, desvendava com os colegas o desconhecido das matas; à tarde, os meninos interagiam com as peças sucateadas de um antigo “ferro-velho”, construindo histórias, brincadeiras e aventuras. Entretanto, a infância ainda sobrevive, num processo semelhante aquela estória de que o mundo da fantasia somente existirá enquanto as crianças nele acreditarem. Godá ressuscita a infância constantemente através de suas obras de arte. Aprendeu a valorizar e a resgatar os frutos da sua vivência, pois, declarou que a essência do seu trabalho é a memória. O cheiro exa

JEAN GABRIEL VILLIN, IMORTALIZOU A IMAGEM DO SACI

JEAN GABRIEL VILLIN Inicia o ano novo,  para muitos as férias já acabaram, para outros não, mas o tempo não volta pra atrás, vai seguindo seu curso normal, enfim o mês de janeiro já vai indo embora. Dia 1.o confraternização universal, dia 6,  Santo Reis, dia 20 São Sebastião, dia 25 São Paulo, que comemorou 459 anos, e outros dias menos comemorativos. Fevereiro já vai sendo anunciado enfim o reinado de momo se aproxima. Basta ligar a televisão ver e ouvirem  as musicas enredos das escolas de samba, e a beleza da mulher brasileira, ou melhor, a nudez feminina tipo exportação, neste momento já estamos na quaresma. Na miscelânea televisada  o futebol marca sua presença e não podia ser diferente, pois é, um comércio muito lucrativo, onde todos ganham. O Campeonato paulista já deu sinal que na sequência dos jogos será empolgante, mas  o que e chamou a atenção é o atleta  do Corinthians Paulista por apelido de saci. O jovem atleta é um nato ciscador, ou melhor, um bom