Pular para o conteúdo principal

Bate vento que quero ver



Na década dos anos 50, eu era criança, que vivia a brincar pelas ruas da Vila Carioca. Estava no meio de jovens adultos disputando algumas peladas de futebol em terrenos baldios, e nos intervalos íamos pedir água nas casas vizinhas do nosso campinho, aliás, os garotos mais velhos faziam questão de dar um chutão na bola de capotão, que caía dentro do quintal só pra ver as meninas moças. Um dos locais que jogávamos futebol era onde tinha um velho galpão, que foi usado como escola, Rua Albino de Moraes com a Rua Campante, em frente da cassa do famoso “Antônio barraqueiro”, pessoa que construía casas de madeira.

Os mais adultos, quando via as meninas e moças conversando na rua ou no portão, viviam torcendo para que viesse um vento forte em forma de "roda moinho", até faziam figas pra que isso acontecesse. Eu não entendia a razão disso. Era engraçado, eles torciam pra que o vento levantasse as saias das moças, daí seria possível ver as pernas delas, coisa rara de se ver na época, em algumas vezes até apostavam suas coleções de: caixas de fósforos; maços de cigarros e figurinhas e outras coisas mais. Num certo um vento fraco soprou e o fato não aconteceu, eles ficaram frustrados.

Nestes tempos ninguém via mulheres vestidas de calça comprida, aliás, o vigário da paróquia Santo Antônio (Vila Carioca) não permitia que elas entrassem com mangas japonesas quando iam assistirem às missas domingueiras, alguns diziam mangas cavadas, isso para o padre era um desrespeito à religião.

Outra coisa que acontecia muito era o fato de que um romance prematuro surgisse uma gravidez, daí o bicho pegava. Era caso de polícia. Casa ou ficava preso na cadeia.

Tinha lá no bairro um jovem rapaz que só contava vantagens e disse qualquer coisa a respeito de sua namorada, daí o pai dela soube, que esperou ele chegar do serviço, e pegou-o pelos colarinhos e levou-o até a delegacia de polícia, que ficava na Rua Colorado.

Eu e o mano namorávamos as irmãs mais novas e ficamos apreensivos, isto porque o pai delas foi dando bordoadas pelas ruas empoeiradas e escuras da vila até chegar na delegacia, digo isso porque presenciei tal cena, nós íamos acompanhando uns vinte metros distantes deles até a entrada da delegacia, e na presença do delegado ele negou tudo. Foi obrigado a mudar do bairro por isso. O dito cujo ficou com o rosto todo inchado, e as marcas da surra ficaram visíveis em cada olho. No nosso caso isso não ia acontecer, era um simples namorico, mal sabíamos o que era namoro, e sempre estava com ela o seu irmãozinho, isso quando nós íamos levá-las na escola primária que elas estudavam à noite, na Rua das Municipalidades.

Enfim, coisas de criança, comparando com os dias atuais, as coisas descambaram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O FANTÁSTICO MUNDO DE RODRIGO GODÁ

Em fins do mês de setembro de 2013, esteve em Porto Ferreira , na fazenda Rio Corrente, o artista plástico Rodrigo Godá. Em uma entrevista agradável, Godá partilhou características da sua vida, as quais permitem compreender melhor o seu trabalho.    Nascido no ano de 1980, em Goiânia (GO), Godá morava em um bairro muito simples de casas humildes suburbanas. A liberdade presente na infância vitaminou a criatividade do menino: pela manhã, desvendava com os colegas o desconhecido das matas; à tarde, os meninos interagiam com as peças sucateadas de um antigo “ferro-velho”, construindo histórias, brincadeiras e aventuras. Entretanto, a infância ainda sobrevive, num processo semelhante aquela estória de que o mundo da fantasia somente existirá enquanto as crianças nele acreditarem. Godá ressuscita a infância constantemente através de suas obras de arte. Aprendeu a valorizar e a resgatar os frutos da sua vivência, pois, declarou que a essência do seu trabalho é a memória. O cheiro exa

JEAN GABRIEL VILLIN, IMORTALIZOU A IMAGEM DO SACI

JEAN GABRIEL VILLIN Inicia o ano novo,  para muitos as férias já acabaram, para outros não, mas o tempo não volta pra atrás, vai seguindo seu curso normal, enfim o mês de janeiro já vai indo embora. Dia 1.o confraternização universal, dia 6,  Santo Reis, dia 20 São Sebastião, dia 25 São Paulo, que comemorou 459 anos, e outros dias menos comemorativos. Fevereiro já vai sendo anunciado enfim o reinado de momo se aproxima. Basta ligar a televisão ver e ouvirem  as musicas enredos das escolas de samba, e a beleza da mulher brasileira, ou melhor, a nudez feminina tipo exportação, neste momento já estamos na quaresma. Na miscelânea televisada  o futebol marca sua presença e não podia ser diferente, pois é, um comércio muito lucrativo, onde todos ganham. O Campeonato paulista já deu sinal que na sequência dos jogos será empolgante, mas  o que e chamou a atenção é o atleta  do Corinthians Paulista por apelido de saci. O jovem atleta é um nato ciscador, ou melhor, um bom